Como montar uma equipe de dados?

Como montar uma equipe de dados?

Você ou sua empresa já passou por algumas destas situações?

– Precisou de dados que só o pessoal de TI poderia te entregar?

– Precisou fazer uma projeção de vendas, mas sua demanda só poderia ser feita daqui 6 meses?

– Precisou apresentar um estudo de mercado num Powerpoint que não convenceu os gestores?

Se você respondeu sim para uma ou mais das perguntas acima, sua empresa precisa de uma equipe de dados ou uma consultoria de dados para ajudar os departamentos e gestores nas demandas com dados que ajudarão cada vez mais a empresa ter sucesso e tomar melhores decisões.

 

Princípios e cultura data-driven

Antes de tudo, é importante dizer: empresas que não iniciaram sua transformação digital e que também não utilizam dados em suas decisões estão ficando (muito) atrás na disputada corrida chamada mercado. Mas porque as empresas devem colocar os dados no centro de suas operações e decisões?

Ainda hoje em dia a maioria das empresas tomam decisões baseadas na intuição ou no feeling. Decisões tomadas desta forma são um grande risco para os negócios, pois sem se analisar dados oportunidades de mercado são perdidas, investimentos se tornam mais arriscados e gargalos ou problemas demoram mais para serem resolvidos, consumindo tempo, recursos e atrasando a empresa perante seus concorrentes.

Já empresas mais maduras digitalmente e que já analisam seus dados, mesmo que de certa forma concentrada em um departamento apenas, possuem vantagem competitiva e demonstram estar preparadas para o futuro.

Desta forma, buscando sempre melhorar e se tornar cada vez mais orientada a dados, as empresas e a pessoas que as compõem desejam fazer análises aprofundadas, passam a precisar de estruturas de dados mais robustas ou ainda o cumprimento de demandas acaba sendo lento ou ineficiente. Mais ou menos como os problemas de exemplo no início do texto.

A solução é criar uma área de dados, assim como as áreas de marketing ou vendas, que irá se dedicar aos dados na empresa.

 

Como montar uma equipe de dados?

Criar uma área com uma equipe de dados ainda é uma novidade, especialmente para empresas no Brasil. Fazer a criação da área de dados, independente da área de TI, demonstra que a empresa está mais madura e já enxerga valor no uso estratégico dos dados, no caminho certo da jornada de se tornar cada vez mais adepta à cultura data-driven.

Não há uma receita perfeita para a criação de um time de dados, cada empresa possui suas necessidades e sua equipe de dados deve ser estruturada para atender as demandas das áreas.

 

Ter uma equipe interna ou terceirizar?

A decisão de montar um time interno de dados ou ter um modelo híbrido, com equipe da empresa e profissionais de uma consultoria de dados alocados trabalhando integrados depende das necessidades a curto, médio e longo prazo dos projetos de dados e demandas que a empresa possui.

Como uma consultoria de dados, já ajudamos muitos clientes a estruturar suas áreas de dados, avaliando currículo e perfis de gestores, analistas de dados, engenheiros de dados e cientistas de dados, além de fornecer experts para trabalhar em conjunto com os times internos das empresas, como mencionado acima.

 

 

Quais os profissionais de uma equipe de dados?

Os times de dados podem ser formados por um ou mais dos profissionais que iremos apresentar quem são e o que fazem.

Engenheiro de dados – tem como função de projetar e gerenciar a infraestrutura de dados, desenvolvendo pipelines de dados para coletar, armazenar e preparar informações para análise dos outros membros do time e da empresa.

Cientista de dados – com experiência com analytics e que usa ferramentas como matemática, estatística, mineração de dados e machine learning para resolver desafios através de algoritmos, modelos e testes.

Analista de dados – profissional que atua na interpretação de dados, identificando padrões e tendências para dar apoio a decisões em diversos setores da empresa.

É importante priorizar nas pessoas que irão trabalhar com os dados e não somente as ferramentas que são utilizadas. Cada vez mais é importante que os profissionais tenham conhecimento dos negócios e suas regras que estão envolvidos, trazendo assim ainda mais assertividade os seus resultados.

 

Quem deve liderar uma equipe de dados?

É primordial que o time de dados tenha um líder, fazendo a ligação com as outras áreas da empresa. Nem sempre é necessário que seja um gestor dedicado, mas é importante que este tenha conhecimento técnico para lidar com a equipe, de negócio para o restante das áreas e de gerenciamento de demandas e entregas, priorizando as que forem mais importantes para o negócio.

Outra participação importante deste líder é fazer o envolvimento, divulgar resultados e democratizar dados, projetos e análises geradas pelo time de dados com as outras áreas e seus C-level. Assim há cada vez mais envolvimento de toda a empresa na cultura dos dados.

 

Uma base para o futuro da cultura de dados

Hoje é mandatório que as empresas tenham a cultura orientada a dados, fazendo com que sejam mais eficientes, eficazes, tenham melhores resultados e tomem decisões de negócio mais inteligentes, usando a análise de dados hoje e em seu futuro.

É importante plantar essa semente da área de dados na empresa desde cedo, independente do tamanho da equipe inicial, mesmo que com apenas uma pessoa, por exemplo.

 

Conte com a consultoria de dados Somativa

O processo interno de desenvolvimento dos projetos pode levar certo tempo, mas com certeza trará resultados. Além disso, com a nossa consultoria de dados, podemos ajudar empresas como a sua disponibilizando experts em engenharia de dados, cientistas de dados e analistas de dados prontos para ser o seu time de dados – ou complementar sua equipe, possibilitando crescimento das equipes em curtíssimo prazo.

As vantagens em utilizar nossos profissionais de dados alocados na empresa são muitas. Conheça algumas: nosso time de experts é composto por equipe multidisciplinar com conhecimento técnico e de negócio, realizando entregas com mais qualidade. Os profissionais estão sempre em constante atualização de novas tecnologias e de melhores práticas, além de menor custo de investimento e possibilidade de crescimento do time em curto tempo, sem que seja preciso buscar no mercado.


Veja também esses posts