Engenharia de Dados: armazenamento, data lake e data warehouse

Engenharia de Dados: armazenamento, data lake e data warehouse

Quer saber sobre os fundamentos do armazenamento de dados?

Na Engenharia de Dados, o armazenamento de dados é uma das principais tarefas a serem realizadas. Para garantir a segurança, a disponibilidade e a eficiência dos dados, é importante entender as técnicas que podem ser aplicadas, como o uso de data lake ou data warehouse.

Mas o que é data lake? O data lake é um repositório de diversos tipos de dados que permite o armazenamento dos dados em seu formato original, não relacional e de diversos tipos de dados: estruturados, semi estruturados ou não estruturados. Ele é projetado para suportar a análise de big data, armazenando com bom custo-benefício grandes volumes de dados, além de oferecer uma visão mais ampla e abrangente de todos dados da empresa, sendo os principais usuários do data lake engenheiros e cientistas de dados.

E o que é data warehouse? Seria a mesma coisa que data lake? Não! O data warehouse é um banco de dados relacional, capaz de armazenar dados estruturados de diferentes fontes. Ele é projetado para oferecer aos usuários, principalmente analistas de big data e BI (business intelligence), gestores e outros interessados acesso aos data marts (mercados de dados), sub-conjuntos de dados que trazem uma única verdade dos dados mais relevantes da empresa. Isso faz com que a análise de dados pelos usuários sejam mais precisas, rápidas e inteligentes, gerando insights e fazendo com que a empresa utilize estratégias data-driven nos seus negócios.

Independentemente do tipo de armazenamento utilizado pela empresa, é fundamental garantir a segurança destes dados armazenados, feito por meio de medidas como a de governança de dados, criptografia, controle de acesso, backup e recuperação de desastres.

Outro ponto de grande importância é a disponibilidade dos dados, principalmente em um ambiente de big data. Para isso, é preciso contar com sistemas de armazenamento escaláveis e com alta disponibilidade, como a replicação de dados – que cria cópias dos dados em diferentes servidores para garantir que eles estejam disponíveis mesmo em caso de falhas no sistema e o armazenamento em nuvem – que permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, além da.

A eficácia do armazenamento de dados é mais um ponto importante observado na Engenharia de Dados. Através de técnicas como compressão de dados e indexação, é possível reduzir o tamanho dos dados, economizando espaço em disco (além de menor custo na nuvem) e melhorando o desempenho de acesso aos dados.

Adotando as técnicas corretas de armazenamento dos dados, será possível que sua empresa obtenha grandes benefícios, como a democratização, segurança e facilidade de consulta dos dados dentro do negócio, insights valiosos e gestão data-driven, melhorando os resultados da empresa.


Somativa como sua empresa de consultoria de dados e alocação de recursos

Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria de dados especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.


Veja também esses posts